FLUX

LANDSCAPE_2.jpg

 

FLUX    

Por Nathalia Favaro e Miki Yui

VAO, Espaço Independente de arte _ 18.04.2019

O curta-metragem é um ensaio poético, traçando a jornada de Nathalia através da Floresta Amazônica e seus encontros com protagonistas da floresta e do rio. Imagens da Floresta Amazônica em sua dimensão infinita e as histórias de pessoas que vivem em troca mútua com o ambiente refletem a visão micro e macro da vida dentro da floresta, mostrando o ecossistema entrelaçado do qual todos fazemos parte. Os protagonistas contam suas histórias únicas de sua vida e trabalham fortemente ligados à natureza.

Inar, o poeta do barco, explica nossa vida surgindo na água, fala sobre o espírito da floresta. Stefan, o climatologista (INPA / Instituto Max Planck) pesquisador no ATTO (Observatório da Torre Alta da Amazônia) explica o ciclo da água e a relação entre a floresta, nossa vida e a mudança climática do ponto de vista científico. Renata, aluna do IFAM – Instituto Federal do Amazonas, estuda as PANC’s (Plantas Alimentícias Não Convencionais) e fala sobre o conhecimento que se tornou cada vez mais negligenciado, o impacto da produção e consumo de alimentos em nosso cotidiano, inseparáveis ​​do meio ambiente.

Todas as histórias do filme circulam em torno do fluxo de energia – o ciclo do carbono e da água. Esses elementos não são apenas a principal fonte de vida, mas também regulam a condição do planeta. O ambiente é uma síntese de todos os fatores, incluindo nós mesmos. O filme questiona nossa visão sobre a vida neste planeta em sua entidade, para aprender sobre a vida em sua verdadeira forma – em fluxo.

Duração: 25 min.  Uma introdução musical ao filme será tocada por Miki Yui e após a exibição haverá uma discussão com Nathalia Favaro e Miki Yui.  Este filme foi possível graças ao apoio do Goethe Institute São Paulo e será exibido no Humboldtjahr 2019, o evento do aniversário de 250 anos de Alexander von Humboldt em Bogotá, na Colômbia. A colaboração surgiu após a residência do LABVERDE em que ambos os artistas participaram. A residência ocorreu na Reserva Florestal Adolfo Ducke, em Manaus, Brasil, com o apoio de pesquisadores do INPA – Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia e ao longo do Rio Negro, em agosto de 2018.

 

ARTISTaS

Nathalia Favaro (1981, São Paulo, Brasil) é arquiteta, designer e artista. Esses campos desempenham papéis complementares em sua pesquisa e formação. Trabalha com argila, desenho, fotografia e vídeo. Estudou arquitetura na Universidade Mackenzie em 2006, Universidade de Buenos Aires em 2004 e Design no Senac em 2010. Foi artista residente no EKWC – European Ceramic Work Center na Holanda 2017 e Labverde, Brasil, em 2018. http://www.nathaliafavaro.com
Miki Yui (1971, Tóquio, Japão) artista, compositora, música, residente em Düsseldorf na Alemanha desde 1994. Artista multidisciplinar, cruzando os limites da música, performance, desenho e instalação. Com seu repertório em Artes Visuais, explora a zona cinzenta da nossa percepção e imaginação e cria um trabalho sutil e poético. Estudou na Tama Art University em Tóquio, Kunstakademie Düsseldorf e na Media Art academy em Cologne. Possui graduação em Artes Plásticas e Audio Visual. Suas obras já foram apresentadas na Europa e na Ásia. http://www.mikiyui.com

 

links

Torre ATTO – https://www.attoproject.org/pt/

INPA – Insituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – https://ppbio.inpa.gov.br/en/Sites/RFAD

IFAM – Instituto Federal da Amazonia – http://www2.ifam.edu.br/

Comunidade Jamaraquá – https://jamaraqua.wordpress.com/

PANCS – prof. Valdely Ferreira Kinupp –

Ana Maria Premavesi – PANCS – http://aao.org.br/aao/ana-primavesi.php

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s